Muito se tem ouvido falar de calçado respeitador ou barefoot nos últimos tempos mas sabe o que realmente significa este termo? E quais as suas vantagens?
Barefoot significa pés descalços, uma vez que este tipo de calçado é pensado e desenvolvido para que a criança sinta como se andasse descalça, permitindo o natural desenvolvimento do pé e que mesmo calçada, os seus dedos se consigam mover e crescer livres, sem que os seus dedos sejam comprimidos ou apertados.
O calçado barefoot distingue-se do calçado convencional por ter uma construção mais leve, flexível, com solas mais finas e formatos que respeitam a anatomia natural do pezinho das crianças. Desta forma, o calçado não pressiona os dedos para dentro, prejudicando o crescimento saudável do pé.
Andar descalço tem inúmeras vantagens tais como ajudar a fortalecer os músculos, melhorar o equilibro e postura e estimular a circulação sanguínea, pelo que sempre que não seja possível a criança andar descalça, o calçado barefoot tem como objetivo principal ser o mais aproximado possível de tudo isto.
Mas então o que preciso ter em conta para saber se estou a escolher calçado barefoot para os meus filhos:
- Ter espaço para os dedos. algo que facilmente se percebe pelo facto do calçado barefoot ter uma ponteira mais ampla, permitindo que os dedos se mantêm retos e com espaço para se movimentarem;
- A parte do calcanhar não tem qualquer desnível em relação ao resto do calçado, permitindo que a criança adquira e mantenha uma postura correta e andem de forma natural;
- Ter flexibilidade por todo o sapato, podendo dobrar-se facilmente, o que vai permitir que, mesmo calçados, conseguem fazer os movimentos naturais do pé como se estivessem descalços;
- A sola ser dura e fina, permitindo que as crianças sintam todos estímulos em contacto com o solo e que tem influência direta num melhor equilíbrio e coordenação.
- Serem produzidos com materiais leves e respiráveis (por exemplo, couro natural macio ou tecido de malha, a fim de evitar mau odor ou comichão nos pés.
Estes são alguns dos aspetos mais importantes na hora de decidir por calçado barefoot em detrimento do calçado convencional, especialmente se nos recordamos que os pés tem uma panóplia de terminações nervosas que funcionam como pequenos sensores para a temperatura, pressão e até carinho. Ao sentir o solo enquanto andamos, é como se esses "sensores" estivessem a contar ao cérebro tudo aquilo que estão a sentir, o que permite que a criança sinta tudo o que a rodeia.
Por tudo isto, comprar calçado barefoot para os nossos filhos é ter a certeza que estamos a contribuir para o natural e saudável desenvolvimento infantil.
Por fim e não menos importante, convém salientar que calçado barefoot e calçado respeitador podem não ser exatamente a mesma coisa, já que caso algum dos requisitos essenciais para ser considerado barefoot falhem, ainda assim, podemos estar diante de calçado respeitador por reunir a maior parte dos requisitos que estão na sua essência.
Para determinar o número correto em cada etapa do desenvolvimento infantil, é imprescindível que se meça o tamanho do pé e também a sua largura. Depois disso, deverá ser consultada a tabela de medidas de cada marca e, em caso de dúvida, pedir aconselhamento da loja especializada, sendo certo que devemos sempre observar que entre o comprimento do pé e o comprimento da sola deverá existir uma diferença nunca inferior a 0,8 cm e nunca superior a 1,2 cm, pelo risco de ficar pequeno ou grande demais, o que não será benéfico para as crianças, pelo facto de que, ao ficarem pequenos ou grandes, poderão atrapalhar a andar.
Deixamos aqui uma pequena ajuda para que possam perceber a maneira correta de medir o pé do bebé/criança e que podem encontrar no instagram da fisioterapeuta Patrícia da @geppetto_bypatricia aqui
Porque nos preocupamos com o desenvolvimento infantil e os pés das nossas crianças nãp são excepção, na Pitusca poderão encontrar as melhores marcas catalogadas como barefoot como a Tip Toey Joey, Blanditos, Zás Trás, Attipas, Koel e Slipstop, sendo certo que, em breve, estarão disponíveis mais marcas do segmento. Sem prescindir, poderão encontrar também calçado que apesar de não ser considerado barefoot, cumprem a maior parte dos requisitos para serem considerados respeitadores, destacando, neste aspeto, as sandálias da Liewood e da Igor em colaboração com a Tuteteve ainda as lonas da Victoria Shoes.
Consulta aqui todo o nosso calçado barefoot e respeitador!
P.S: Este texto foi escrito por Diana Sofia Gonçalves da Rocha e qualquer tentativa de reprodução integral ou parcial será punida de acordo com a lei.