Depois de muitos anos a conviver com a cultura dos brinquedos de plástico com o argumento de que é para estragar e deitar fora, os brinquedos de madeira ressurgem como opção sustentável de desenvolvimento infantil, tentando sensibilizar os pais para as suas vantagens
Quais são os benefícios dos brinquedos de madeira?
1. Os brinquedos de madeira estimulam a imaginação e criatividade
Os brinquedos de plástico, habitualmente equipados com luzes fortes e sons altos, além de tecnologias complexas, transmitem informação excessiva ao cérebro do bebé que compromete seriamente a capacidade deles explorarem o Mundo que os rodeia. Os bebés e crianças ficam com a atenção presa naqueles estímulos, o que os impede de olhar em redor, explorar outros objetos, interagir socialmente, o que a médio prazo acaba com um desenvolvimento com ansiedade e incapaz de lidar com frustações.
Já os brinquedos de madeira, pela sua simplicidade, sem sons e luzes, sem pilhas ou baterias permitem que os bebés e crianças se interessem por descobrir o brinquedo, por descobrir todas as potencialidades que o mesmo pode ter e dar asas à sua imaginação.
Lembro-me perfeitamente de um dia destes em que faltava uma coisa na cozinha de madeira da minha filha para brincar, eu disse-lhe que não podíamos brincar a isso porque não tínhamos e facilmente pegou numa coisa parecida e disse-me que não fazia mal, que ela imaginava.
Sabiam que a imaginação é a única coisa que a inteligência artificial nunca conseguirá substituir ao ser humano? Fazer com que os nossos filhos sejam capazes de imaginar e ser criativos é uma das melhores armas que poderemos dar ao futuro deles.
2. Os brinquedos de madeira tem garantia e são certificados por normas europeias de segurança infantil
Alguns brinquedos podem oferecer sérios riscos para as crianças, não só por conterem pilhas, baterias, parafusos e acessos frágeis que facilmente se partem mas também porque são usadas substâncias tóxicas nas sua composição.
Os brinquedos de madeira de marcas vendidas nas lojas de segmento, tem certificação europeia que garante a segurança infantil, sendo livres de substâncias tóxicas. Até as tintas usadas são tintas à base de água já que nos primeiros 18 meses, os bebés ainda levam muita coisa à boca.
Segundos pesquisas já publicadas, na composição de brinquedos de plástico podem ser encontradas substâncias tóxicas como cobre, cádmio, chumbo, mercúrio, alumínio e os ftalatos, substâncias que podem afetar os órgãos internos e provocar danos no desenvolvimento da criança.
3. Os brinquedos de madeira duram uma vida e muitas vezes passam de geração em geração
Brinquedos de madeira duram anos completamente impecáveis e ainda podem ser restaurados e ganhar uma nova vida ou visual. A madeira, por ser muito resistente, dificilmente se estraga e as crianças podem brincar sem risco de partir e se desfazerem em várias peças após uma queda, o que se torna particularmente relevante na primeira infância quando os bebés colocam tudo na boca como forma de conhecer e explorar o Mundo que os rodeia.
Por isso mesmo, facilmente uma casa de bonecas, uma pista de carros ou de comboio, uma cozinha de brincar passa de filho em filho, de filho para primo e assim sucessivamente.
4. Os brinquedos de madeira não são mais caros
Na verdade, ficam até bem mais baratos pela sua durabilidade e pela qualidade que tem face aos brinquedos de plástico.
Não é difícil ver uma cozinha de plástico quase da altura dos joelhos do seu filho e que não passa do primeiro ano sem ficar toda partida custar a mesma coisa que uma cozinha de madeira de brincar que acompanha a criança durante vários anos, impecável
5. Os brinquedos de madeira promovem o desenvolvimento infantil de várias competências
Os brinquedos de madeira estimulam e provem a coordenação olho-mão, fundamental para a utilização simultânea das mãos e dos olhos para mais tarde, conseguir escrever manualmente ou no teclado do computador, praticar desporto e fazer tarefas quotidianas com abrir uma fechadura.
Os brinquedos de madeira são interessantes também para a visão e o tato porque são esteticamente bonitos e estimulantes, oferecendo ainda diferentes texturas.
6. Ao escolher brinquedos de madeira está, inevitavelmente, a educar para a sustentabilidade
Diríamos que o maior desafio que temos como pais, é ser coerentes com as ações e valores que queremos transmitir e ao começar pela introdução de brinquedos de madeira na vida de uma criança, estamos a incutir, sem qualquer esforço, a preferência por este tipo de brinquedos. No fundo, estamos, desde logo, a educar os filhos para a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente, de raiz. Afinal de contas, são as nossas crianças que serão os adultos de amanhã.
7.Os brinquedos de madeira são ecológicos e sustentáveis
Os brinquedos de madeira são produzidos com matéria orgânica, durável, renovável e biodegradável, pelo que comprar ou oferecer brinquedos de madeira não polui o ambiente.